Copyright © 2021 Hooa. Direitos Reservados.
Um dos processos mais importantes de qualquer projeto.
O briefing é com certeza a etapa mais importante de qualquer projeto de design e criação. É através dele que você identifica realmente o que o cliente quer solucionar dentro do seu negócio. Ali são identificadas as suas dores, seus objetivos e a sua essência, para então criar um projeto mais completo e objetivo.
A palavra BRIEFING é um termo em inglês, significa Instrução. Segundo o dicionário a definição de Briefing é:
ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico).
O briefing é um jogo de perguntas e diálogos, que são feitos juntamente com o cliente para identificar estrategicamente o máximo de informações importantes ao projeto que será executado. Ele garante que o resultado seja mais assertivo, assim sendo mais provável de aprovação. Um briefing mal feito gera desgastes, falta de objetivo e um gasto a mais de tempo, já que não se tem as informações completas para a resolução da proposta.
Não existe fórmula mágica para identificar quais as melhores perguntas que devem ser feitas. Cada projeto normalmente tem perguntas específicas, que podem ser aprimoradas ao longo do tempo, sendo inseridas novas questões ou retiradas, conforme fizerem mais sentido.
Lembrando que uma boa comunicação entre você e seu cliente são fundamentais para um projeto de sucesso! #ficaadica